top of page
  • Youtube
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
Símbolo de Reciclagem Verde

RECICLA FLORIPA

Associação de catadores de materiais recicláveis dedicada à triagem de recicláveis, promovendo a sustentabilidade e a conscientização ambiental há mais de 10 anos. Nossa missão é reduzir o impacto ambiental por meio da reciclagem, valorizando o trabalho dos catadores e incentivando práticas ecológicas na comunidade.

Sobre nós

WebDoc produzido pelo Núcleo de Estudos Ambientais (NEAmb) da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina sobre a Associação Recicla Floripa no ano de 2018.

 

MiniDoc produzido pelo jornal Cotidiano UFSC sobre a Associação Recicla Floripa.

 

 

 

 

Recicla Floripa é uma Associação de Catadores de Materiais Recicláveis que se localiza em Florianópolis, e no dia 09 de abril de 2013 teve o início da capacitação dos primeiros integrantes da Associação.

O Galpão de Triagem foi construído pela empresa ENGETON, com recursos provenientes do contrato nº 0222.919-88/2007, no âmbito do PAC Maciço do Morro da Cruz, entre 2011 e 2012. Antes da execução da obra, diversas ações técnicas foram realizadas com o objetivo de formar um grupo organizado que assumisse as atividades a serem desenvolvidas no Galpão.

Em 2007, foi enviado à CAIXA para apreciação e aprovação o documento intitulado Projeto Piloto de Reciclagem Recicla Floripa – Cooperfloripa, integrante do subprojeto de coleta e disposição de resíduos sólidos.

Em meados de 2010, a coordenação do setor técnico-social se reuniu com os integrantes das associações de moradores de ambas as comunidades para avaliar o interesse pelo projeto de reciclagem. Diante da resposta positiva, foi iniciado o processo licitatório para a construção do Galpão, além de serem planejadas estratégias para reunir os interessados em integrar o grupo de trabalho. Inicialmente, buscou-se identificar os moradores que já trabalhavam com reciclagem por meio de pesquisa de campo, indicações de outros moradores e consulta aos cadastros Cadhab e Cadúnico, utilizando o sistema georreferenciado da SMHSA. O levantamento revelou que os trabalhadores envolvidos com reciclagem já possuíam seus negócios consolidados. Os maiores interessados eram os desempregados ou trabalhadores da economia informal, que foram identificados durante abordagens individuais e aleatórias na divulgação do projeto.

A primeira reunião de apresentação do projeto contou com a participação de 20 pessoas interessadas. Durante este encontro, a fundadora da Associação Comunitária Aparecida de Reciclagem de Lixo – ACARELI foi convidada a compartilhar sua experiência no ramo. Nas etapas seguintes, o trabalho foi voltado para a criação de uma identidade de grupo entre os interessados e para demonstrar a importância do trabalho coletivo, seja para a geração de renda ou para a melhoria da comunidade.

A ideia de formar uma cooperativa de reciclagem já era um desejo antigo das comunidades Serrinha e Alto Caeira, que, com apoio da UFSC e da COMCAP, haviam tentado fundar a Cooperfloripa. Contudo, devido à falta de acompanhamento técnico e a questões internas, o projeto não avançou. Com a disponibilização de recursos do PAC Maciço do Morro da Cruz, na macroação de Geração de Trabalho e Renda, as lideranças comunitárias buscaram apoio da SMHSA para implementar o antigo projeto, que foi então reelaborado e adaptado ao PAC.

Atualmente, o grupo encontra-se formalizado como Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Alto Caeira e Serrinha – RECICLA FLORIPA, com Estatuto Social, Diretoria e uma Proposta de Regimento Interno que orientam as atividades de triagem e comercialização de recicláveis no Galpão.

Em 2012, com a conclusão das obras do galpão prevista, foi iniciado o processo licitatório para aquisição dos equipamentos permanentes, como esteiras, prensas, entre outros, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Após a conclusão das obras, foi realizada uma cerimônia de entrega do Galpão à SMHSA no dia 28 de dezembro. No mês seguinte, sob a gestão do novo prefeito, formou-se um grupo técnico composto por integrantes da SMHSA, COMCAP e IGEOF, com o objetivo de definir as atribuições e competências para a implementação da Gestão Compartilhada do Galpão. Foram realizados diversos encontros, cujos resultados culminaram na elaboração de um documento denominado Contrato.

Como resultado das discussões, ficou decidido que o IGEOF seria o coordenador da gestão compartilhada, por ser a instituição que possui as condições e atribuições necessárias para garantir a melhor utilização do espaço como gerador de renda.

O instrumento jurídico de cessão de uso do Galpão será formalizado por meio de um Termo de Cessão de Uso de Bem Público entre o poder público municipal e a Associação de Catadores de Recicláveis do Alto Caeira e Serrinha - RECICLA FLORIPA, com o principal objetivo de promover o desenvolvimento de produtos e serviços voltados para a geração de renda. O prazo de cessão será de dois anos, com possibilidade de prorrogação.

Telefone

(48) 98449-1302

Email

Redes Sociais

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram

CONTATO

ENDEREÇO

Rua General Vieira da Rosa s/n°, Alto da Caeira (Transcaeira)

CEP 88020-420

Florianópolis - SC  

CONTATE-NOS

HORÁRIO

Seg - Sex:

08:00 ás 11: 30 - 14h ás 17h

+55 48 98449-1302

© 2025 por Recicla Floripa. 

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Yelp Branco

Obrigado pelo envio!

bottom of page